Historicamente a mulher foi silenciada por ideologias patriarcais que privilegiaram exclusivamente o gênero masculino. Inúmeras vezes lemos e recebemos informações, pelos mais diversos meios de comunicação, que noticiam avanços, conquistas e realizações alcançados pelo homem, como se este agisse individualmente, sem a participação e atuação de mulheres. Contudo, a História da Mulher e do Feminismo têm nos mostrado o quanto o apagamento do protagonismo feminino foi chancelado por grandes pilares da sociedade, como Estado, Igreja e Família.
Neste sentido, com intuito de referendar a atuação da mulher no cenário das Letras o COMEL – Colóquio de Mulheres Escritoras de Letras tem se comprometido em contribuir com tão relevante pauta a fim de garantir a equidade de gênero nas pesquisas acadêmicas e, consequentemente, na reconfiguração do cânone literário nacional e internacional. Nesta quarta versão do Colóquio, a escritora homenageada é Carolina Maria de Jesus, que ousou alçar voos para além da vivência na favela do Canindé, onde se tornou (re)conhecida pelos manuscritos reveladores da dura realidade da mulher preta, pobre, mãe solo, com pouca escolaridade, aos moldes de boa parte das mulheres brasileiras.
O IV COMEL – Colóquio de Mulheres Escritoras de Letras – objetiva oportunizar aos discentes e docentes de graduação e pós-graduação e demais pesquisadores da área, momentos de debate, reflexão e investigação sobre a pauta feminina, assunto vasto e necessário para evitar que a mulher continue sendo subjugada pelo sistema.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Grupo de Pesquisa “Avante, Mulheres!”.
Coordenadora Profa. Dra. Lucilena Gonzaga
Alunos voluntários da turma de Letras/2021